Entrada > Estudantes > Gabinete do Estudante > Espaço Consulta Psicológica

Espaço Consulta Psicológica

O Espaço Consulta Psicológica é um espaço confidencial de intervenção individual, mais ou menos prolongada, baseado numa relação empática e de apoio, permitindo ao estudante desenvolver respostas e estratégias adaptativas na resolução das suas dificuldades pessoais/emocionais, promovendo o auto-conhecimento, sucesso e bem-estar pessoal, académico e profissional.

Preocupações mais comuns
Ansiedade e Pânico
Depressão 
Perda e Luto
Problemas familiares
Conflitos com os colegas
Dúvidas em relação ao curso
Dificuldades no estudo
Saudades de casa

 
Nota curricular da Equipa Técnica de Psicologia

Protocolo Serviço de Psiquiatria do Hospital de S. João
Consulta de Psiquiatria disponível para estudantes em acompanhamento no GES. 

 

Localização | Horário
Gabinete do Estudante - Serviços da Presidência
2ª feira: 09.30h-12.30h | 14.00h-19.00h
3ª a 6ª feira: 09.30h-12.30h | 14.00h-17.00h

ESEIG
3ª feira: 09.30h-13.30h (colaboração com o
SIP.ESEIG)

ESTGF
4ª feira: 09.30h-13.30h (sala de atendimento ao estudante)

+ info
225 571 016 |  ges@sc.ipp.pt

Taxas dos Serviços


(taxa de participação)

a) Os antigos estudantes deverão proceder ao pagamento da sessão no ato da marcação, ou em caso de marcação não presencial, antes da sessão;
b) As sessões adiadas em menos de 24 horas preveem o pagamento da respetiva taxa de participação;
c) Os atrasos acima dos 20 minutos serão considerados “faltas”, prevendo-se o pagamento da respetiva taxa de participação;
d) No ano letivo correspondente ao término da formação ou interrupção dos estudos, é concedida a isenção de taxa de participação até ao dia 30 de setembro desse ano. 

(pedido de consulta psicológica)
a) O pedido de consulta psicológica é formalizado presencialmente no Gabinete do Estudante, mediante o preenchimento de um documento interno que recolhe os dados de identificação, motivo do pedido e referenciação (para melhor funcionamento agende previamente o seu atendimento);
b) Compete ao psicólogo coordenador a atribuição aos técnicos dos pedidos de consulta psicológica registados no Gabinete do Estudante.

(marcações)
a) É remetida pelo Gabinete do Estudante uma notificação via e-mail para marcação da 1ª sessão e informação de início do processo;
b) As marcações são feitas pelo utilizador diretamente no Gabinete do Estudante, no horário de funcionamento, por telefone ou via email, ou nos casos de acompanhamento, no final da sessão;
c) Após uma "falta" ou adiamento é da responsabilidade do utilizador a marcação de uma nova sessão e assegurar a melhor continuidade das sessões.

(duração das sessões)
a) A primeira sessão tem uma duração de 50-60 minutos;
b) As sessões seguintes têm uma duração de 50 minutos.

(faltas, atrasos e adiamentos)
a) Os atrasos acima dos 20 minutos serão considerados “faltas”, pelo que a sessão não poderá realizar-se, de forma a não prejudicar os utilizadores seguintes;
b) As sessões adiadas deverão ser comunicadas com um mínimo de 24 horas de antecedência. Esta medida visa permitir que outros utilizadores possam beneficiar do serviço.

(interrupção do processo)
a) O pedido de consulta psicológica é arquivado se o estudante/antigo estudante do IPP não agendar a 1ª sessão no prazo de  20 dias (inclusive) após a data de notificação via e-mail do Gabinete do Estudante para início do processo (excetua-se o mês de Agosto);
b) O processo de consulta psicológica é interrompido "quando alcançados os objetivos propostos, em casos de ineficácia da intervenção ou ainda quando se observa qualquer tipo de constrangimento à prossecução dos mesmos" (C.D., OPP);
c) O processo de consulta psicológica é interrompido sempre que o utilizador: 1) falte/adie três vezes consecutivas; 2) não contacte o Gabinete do Estudante durante 20 dias consecutivos, a contar da data da última sessão realizada (inclusive); 3) não contacte o Gabinete do Estudante durante 20 dias consecutivos, a contar da data do último contacto (presencial ou email) efetuado pelo utilizador (inclusive), em situação de "falta" por atraso significativo ou de adiamento;
d) Estas situações não invalidam o facto de os utilizadores poderem voltar a marcar uma consulta contudo, o pedido/processo entra novamente em lista de espera.

(lista de espera)
a) Verificando-se lista de espera no acompanhamento em consulta psicológica, a prioridade é dada a estudantes.

(observações)
a) O serviço de consulta psicológica funciona de acordo com os princípios éticos e deontológicos da psicologia.

Combined Shape

Navigation